Psicoterapia Breve
Psicoterapia Breve
Altamente direcionada, a Psicoterapia Breve tem seu foco e duração estabelecidos logo no início do processo. O objetivo vem a partir de uma queixa específica que será tratada após uma avaliação, feita pelo Psicólogo.
Embora a Psicoterapia Breve possa tratar de uma infinidade de temas, confira alguns exemplos comuns:
-
Pessimismo
-
Falta de iniciativa
-
Sentimentos de impotência e desesperança
-
Problemas interpessoais
-
Baixa autoestima
-
Aumento da confiança
Como funciona:
O paciente explica o motivo de estar procurando apoio psicológico e qual questão deseja trabalhar. Diante disso, o psicólogo irá conduzir as sessões e propor atividades entre as consultas que incentivem e visem desenvolver melhores condições para lidar com o problema. Em geral, esse processo possui três fases:
Inicial - O profissional faz uma avaliação da situação atual do paciente, valida o objetivo e define a melhor estratégia e técnica para realização do trabalho.
Medial - As estratégias estabelecidas são colocadas em prática e, se necessário, o profissional fará adaptações e ajustes de acordo com o progresso do paciente.
Final - Profissional e paciente analisam o trabalho realizado e os resultados alcançados.
Quantas sessões são necessárias?
Como o próprio nome sugere, nessa modalidade o tempo é menor em relação a Psicoterapia tradicional, mas apesar de ser um processo "breve", isso não significa pressa, cada demanda é singular, e portanto, poderá ser maior ou menor de um paciente para outro.
A quem se destina?
É indicada às pessoas que necessitem de um atendimento focalizado em uma demanda específica atual.